quarta-feira, 29 de abril de 2009

W83 - 7 GATOS E UM GRILO

A Mãe comprou um grilo!
As crianças, Beatriz e Madalena, olharam-no com curiosidade, e sem medo, para o que muito contribuiu o facto de estar dentro de uma gaiola, bem fechado .Os gatos não cabem em si de espanto, quando o ouvem... Mas ainda não o viram e espero que não vejam nunca
. A bem do grilo...

W82 - O DRAGÃO COM 5 ANOS

Nasceu em Espinho, no quarto da Olívia, a 29 de Abril de 2004
Aconteceu na noite em da inauguração da exposição do Pintor José Tavares, pai do Paulo, que era (e é) veterinário e o assistente de toda a gataria cá de casa. A futura mãe, a Tita, muito novinha - menos de um ano - e pequeníssima, como ainda é mínima. Toda a gente estava preocupada... Quando chegou a hora, recebemos um telefonema e viemos à pressa, trazendo o Paulo connosco. A hora do Dragão!
O Paulo teve, como ajudantes, a Teresinha e a minha mãe como ajudantes.
A gata mãe adolescente portou-se bem, com a sua serenidade caracteristica, soube, logo, alimentar o filho, e, depois, velar pela sua educaçação, Continua a dar-se bem com ele, ao contrário da gata Seta - uma inteligência rara, com um feitio péssimo, detestava todas as suas crias, (3 gatarrões de categoria, a quem , depois que cresceram, bufa furiosamente).
Do Dragão, o mais esperto e dominador , os outros - exceptuando a própria mãe - têm medo e "fogem da frente", apesar de serem mais fortes e corpulentos.
O nome ajusta-se ao perfil do gato! Por bem, vai. Por mal, "vira onça" - ou Dragão.
De aspecto é um gentleman, com fato escuro cerimonial, camisa, luvas e polainitos brancos.... Uns longos bigodes brancos em focinho preto e olhos que dizem o que lhe vai na alma...
Em luta, não perde a elegância e ganha dimensão. O pelo levanta, parece um temível gigante. 
Um gato para todas as estações e para todas as circunstâncias. Adora fugas pelos quintais das redondezas, passeios pelas ruas cheias de perigos, e saltos acrobáticos de telhado em telhado. Dir-se-ia personagem de um filme do Disney. Em casa quer conforto . escolhe os melhores tecidos para se enroscar - sofás de veludo, ou, em alternativa, casacos de boa fazenda, blusas de lã, que surripia, habilidosamente, de camas, ou cadeiras, ou mesmo de bengaleiros ou cabides altos e espalha no chão. Não me perguntem como...
Enfim,  o"pequenino" vai entrar no 6º ano de vida. Não sabemos se ganhará sizo...































































terça-feira, 21 de abril de 2009

81W - CARLOS MANUEL GONÇALVES ARAÙJO PEREIRA DE AGUIAR

KÁKÁ, NOME DE CRAQUE
Carlos Manuel Gonçalves Araújo Pereira de Aguiar nasceu no Porto, em 21 de Abril de 1998. Filho da Bela e do Carlos Manuel I.
Carlos Manuel II ou "Káká" - nome de "craque". Não particularmente no desporto. Nesse campo, a estrela, por agora, até é a irmã Maria Luís, .
É "estrela"pela sua maneira de ser, pela sua simpatia, graça natural, sentido de humor -uma das qualidades que, em Portugal, raramente se encontra, mesmo em adultos. Talvez porque exija inteligência, rapidez de raciocínio, capacidade de comunicação, à vontade. Este menino possui esse dom, em alto grau.
Há, dele, histórias em abundância. .
Entre as primeiras - era ele pequeníssimo - as do papagaio exótico, de penas cinzentas, que tanto o irritava, com o seu verbo fácil e inoportuno, por ex. quando ele chamava a mãe e ave falante lhe respondia: "já vou!". Reacção : "Cala-te, estúpido! A conversa não é contigo".
Desse tempo, é também um episódio passado com o pai, Tinha feito asneira e o benigno papá ameaçava castiga-lo. Retorquiu, prontamente: "Olha, quando vieres bater-me, não te esqueças de me trazer um copo de leite".
Alegre, bem disposto, um sorriso encantador, ladeado de covinhas numa cara muito expressiva. E fotogénico, para além de bonito! Como se vê, nas imagens.
Pelo sentido de humor e de observação, faz-nos lembrar o pai, com a mesma idade, embora fosse muito menos extrovertido. Suponho que as coisas engraçadas que lhe ocorriam, mas calava-as... O menino tem, neste aspecto, parecenças com a Mãe, que nunca sofreu de timidez. Uma bela combinação de características familiares.

Parabéns, Káká! Continua assim.. És perfeito!