terça-feira, 28 de abril de 2020

MVQ em confinamento

..."ao volante do meu computador"....


Caixa de entrada
x

Manuel Queiroz

segunda, 20/04, 16:59 (há 8 dias)
para mim
  Obrigado , Manuela ! Obrigado , Manuela ! Irei ver com a devida atenção ! E tu, como tens passado ?
 Eu estou "confinado", como soi dizer-se actualmente...,
"ao volante do meu computador" , (re) escrevendo e ajustando textos antigos e recentes, para ver
 se, tudo somado, dará corpo a um dos dois projectos  que tenho vindo a laborar sobre o chamado
 "Terceiro Sector" e a "Economia Social".e um neo- Sísifo, a rolar as suas pedras , montanha acima,
 montanha abaixo, vou tomando notas e estruturando textos para ver se avanço no segundo 
projecto /programa sobre a temática do direito da saúde e da medicina (influência de amigos
 médicos que, em vão até "aqui", me têm 
desafiado... "Qui vivra, verra...". Um abraço , Manuel ( apetece-me dar-me um cognome :
 "Manuel de Montparnasse"  -aqui , M /m anuel 
terá um duplo sentido - ou , ainda "Manuel de Reimonde" (Roi du Monde, sans blague...)
 ou Manuel (de) Vilamarim. Qual preferes ?..
Depois desta "confusão", assino, Manuel (tout court) ...Que francófono estou hoje !
!

sexta-feira, 24 de abril de 2020

JÕAO MOREIRA DOS SANTOS


Hernani Maia

14/04/2020, 15:52 (há 10 dias)
para mim
Muito obrigado, Manuela,

Por toda a interessantíssima informação que me enviaste. Diverti-me imenso a ler o relato do seu casamento e de tudo o mais que foi escrito a propósito deste casal. 

Mas, afinal, não é quem eu esperava. Logo que li que ele não era de Gondomar percebi que estes nomes era semelhantes mas apenas por acaso. Ainda assim, sabendo que o teu Tio nasceu em 30 de Janeiro de 1911 e que o pai era da freguesia de São Cipriano do concelho de Rezende, pude verificar que lá não foi baptizado ninguém com o seu nome, pelo que provavelmente ele terá nascido no Porto. Como vi que casou em Santo Ildefonso, pensei que poderia ter nascido nesta freguesia. Na verdade residiam na Rua Firmeza, que pertence a Santo Ildefonso, também não foi neta freguesia que foi baptizado. Sobra assim uma incógnita. De facto, o nome Almeida Ribeiro surgiu no Porto no século XVII, como disse, mas com origem na Sé e São Nicolau.

A propósito do filho de João Moreira dos Santos em que, afinal a Madalena tinha razão, pois o filha existia de verdade, embora tivesse estado escondido sob um registo de baptismo em que era afirmado ser filho de pai incógnito mas em cuja margem foi averbado que tinha sido perfilhado por testamento. A mãe do rapaz chamava-se Francisca Rosa Pereira de Sousa, donde eu depreendi que esta era a mesma Rosa que se dizia ter sido a segunda mulher de João Moreira dos Santos.

Muito bem… Hoje pretendendo saber quando foi o óbito de João Moreira dos Santos, fui consultar o registo do seu nascimento em 1854. Não encontrei um averbamento com a data do falecimento, mas, com enorme espanto, um averbamento em que é declarado que João Moreira dos Santos (o pai) casou em segundas núpcias com Maria Correia Bessa, natural de Santiago, Penafiel… E esta, hein? Este averbamento está datado de 14-10-1935, enquanto o averbamento da perfilhação refere a data 9-10-1965 para o testamento. Dá a impressão de que ele estaria para morrer quando assinou o testamento, mas que ainda quis fazer mais um casamento com a dona deste nome que não é Rosa

E, em troca, acabei por não saber quando morreu João Moreira.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

OS FILHOS DE CAROLINA FERREIRA RAMOS E JOAQUIM ,MENDES BARBOZA

Boa noite Hernâni

Quase um milagre, para usar a linguagem marcelista. Descobri mais uns dados, nuns apontamentos soltos da Tia Rozaura. Milagre porque os meus papéis acumulam-se em grande confusão
Eis a lista   
 - Américo Mendes Barboza nasceu a 16 de março de 1874 e faleceu a 22 de outubro de 1921
 - Alberto Mendes Barboza  a 19 de setembro de 1875
 - Alexandre Mendes Barboza a 18 de outubro de 1877
 - Glória Barboza Ramos a 11 de janeiro de 1886, e  faleceu a 24 de janeiro de 1907 
   - Rozaura Barboza Ramos a 19 outubro de 1879.
Do mais velho, António Mendes Barbosa, já dei a informação (5 set 1971) e da mais nova a avó Maria também já sabes (6 agosto de 1888)
Quando me irrito por não encontrar o que procuro, não consigo parar a busca. Hoje, felizmente, embora um pouco tarde, consegui...
Só falta José Barboza Ramos... vou perguntar ao neto, José Severo Biscais de Abreu Barbosa, que, tam como o pai e´´e bibliotecário em Coimbra

Grande abraço

Manuela


ANTEPASSADOS FERREIRA RAMOS E PEREIRA DE FRANÇA

1.1     Francisco Ferreira Ramos
Era filho de Alexandre Ferreira, da freguesia de Santa Maria de Pinguelo, e de Maria Pinto, da freguesia de São Cosme, neto paterno de Dionísio Ferreira e de Antónia Gomes, da freguesia de Santa Maria de Pinguelo, e materno de Domingos Ramos e de Maria Pinto, da freguesia de São Cosme, morava no lugar de Pinheiro de Além da freguesia de Valbom.
Casou em 1793.07.11[1] na igreja paroquial de Valbom, com Catarina Alves, da aldeia da Culmieira da freguesia de Valbom, filha de Custódio Alves Martins, da freguesia de Pedroso, e de Quitéria Pinho, da freguesia de Valbom, neta paterna de António Alves e de Maria Antónia, da freguesia de Pedroso, e materna de Caetano Pereira e de Maria Luísa, da freguesia de Valbom. Foram testemunhas o Padre Doutor Pedro Pinto de Castro e Francisco de Oliveira. Celebrou o Padre João da Costa Santiago, abade.
Viveram no lugar do Pinheiro de Além, da freguesia de Valbom.

Filhos:

2.1     Joaquim Ferreira Ramos
Nasceu em 1794.04.15[2] e foi baptizado pelo Padre Doutor António Francisco Ramalho, na igreja paroquial de Valbom, em 1794.04.16, sendo padrinhos José António Francisco e Maria Rosa ….
Casou em 1818.05.20[3] na igreja paroquial de São Cosme, com Ana Pereira, filha de José Pereira e de Teresa de Almeida, neta paterna de António Pereira e de Maria Pereira,  e materna de André da Silva e de Ana de Almeida, todos do lugar de Vinhal, da freguesia de São Cosme; foram testemunhas o Capitão Francisco Vieira Pinto e Manuel Ferreira, ambos do lugar de Quintã, e António, filho de Manuel Pinto, do lugar da Boca, todos da freguesia de São Cosme. Celebrou o Padre Manuel Martins.
Viveram no lugar da Culmieira e no da Fonte Pedrinha, da freguesia de Valbom, e nos de Quintã e das Cavadas, da freguesia de São Cosme.

Filhos:

3.1    Joana
Nasceu em 1820.09.01[4] e foi baptizada pelo Padre José de Sousa Dias, na igreja paroquial de Valbom, em 1820.09.02, sendo padrinhos o Ilustríssimo António de Meireles Guedes e Dona Joana Flávia da Cunha Guedes e Vasconcelos,[5] da cidade do Porto, por procuração ao avô paterno, Francisco Ferreira Ramos, e a Francisco Alves.

3.2    António
Nasceu em 1822.07.03[6] e foi baptizada pelo Padre José de Sousa Dias, na igreja paroquial de Valbom, em 1822.07.06, sendo padrinhos António de Meirelles Guedes de Carvalho e sua mãe, Dona Joana Flávia da Cunha Guedes e Vasconcelos,[7] com procuração aos avós materno, José Pereira, e paterno,  Francisco Ferreira Ramos respectivamente.

3.3    Rosa
Nasceu em 1824.07.11[8] e foi baptizada pelo Padre Jerónimo Gonçalves Valbom, na igreja paroquial de Valbom, em 1824.07.18, sendo padrinhos Manuel Martins e Catarina Martins, do lugar de Quintã da freguesia de São Cosme.

3.4    Joana
Nasceu em 1826.12.11[9] e foi baptizada pelo Padre Jerónimo Gonçalves Valbom, na igreja paroquial de Valbom, em 1826.12.16, sendo padrinhos José de Meireles Guedes de Carvalho, e sua mãe, Dona Joana Flávia da Cunha Guedes e Vasconcelos,[10] residentes em São Cosme, com procuração a António Coelho e a António José, respectivamente.

3.5    Manuel Guedes Ferreira Ramos
Nasceu em 1829.02.20[11] e foi baptizado pelo Padre Jerónimo Gonçalves Valbom, abade da igreja paroquial de Valbom, em 1829.02.24, sendo padrinhos Manuel Pinto da Silva … e D. Inácia de … da Silva Pinto, da cidade do Porto, com cujas procurações … baptizado, António Magalhães e António João, da cidade do Porto.
Casou em 1849.11.18[12] na igreja paroquial de Valbom, com Maria Pereira, filha de Agostinho Pereira de França e de Maria de Sousa, do lugar de Quintã, neta paterna de Pedro Pereira de França e de Maria Fernandes de Jesus, do lugar de Pevidal, e materno de Manuel Alves Pinto e de Catarina de Sousa, todos do lugar de Quintã da freguesia de São Cosme. Celebrou o Padre Joaquim Martins de Castro, coadjutor.
Viveram no lugar de Quintã da freguesia de São Cosme.

Filhos:

4.1     António
Nasceu em 1850.10.09[13] e foi baptizado pelo Padre Manuel Pinto Tavares, na igreja paroquial de São Cosme, em 1850.10.16, sendo padrinhos António José Mendes Guimarães e Rosa Maria Mendes da Conceição, da cidade do Porto; foram testemunhas o avô paterno, Joaquim Ferreira Ramos, e o pai do baptizado, Manuel ferreira Ramos.

4.2     Joaquim
Nasceu em 1852.09.03[14] e foi baptizado pelo Padre Joaquim Martins de Castro, coadjutor da igreja paroquial de São Cosme, em 1852.09.04, sendo padrinhos o avô paterno, Joaquim Ferreira Ramos, e Mariana dos Santos, do lugar de Quintã da freguesia de São Cosme; foram testemunhas o avô paterno e António da Silva, do lugar da Pedreira da freguesia de São Cosme.

4.3     João
Nasceu em 1854.11.09[15] e foi baptizado pelo Padre Damião Martins, na igreja paroquial de São Cosme, em 1854.11.14, sendo padrinhos João Rodrigues Pereira e a avó materna, Maria de Sousa e Silva; foram testemunhas e o padrinho e o pai do baptizado, Manuel Ferreira Ramos.

4.4     Amélia
Nasceu em 1857.02.11[16] e foi baptizada pelo Padre José Martins de Oliveira, coadjutor da igreja paroquial de São Cosme, em 1857.02.15, sendo padrinhos Manuel José Gonçalves Basto e sua mulher, Maria Pereira, da cidade do Porto; foram testemunhas o padrinho e o pai da baptizada, Manuel Ferreira Ramos.

?
?
?
?

3.6    Maria
Nasceu em 1831.02.20[17] e foi baptizada pelo Padre Jerónimo Gonçalves Valbom, na igreja paroquial de Valbom, em 1831.02.23, sendo padrinhos José Pereira de Castro e Maria Pereira, do lugar da Culmieira da freguesia de Valbom.[18]

3.7    José
Nasceu em 1833.06.17[19] e foi baptizada pelo Padre Manuel Martins, na igreja paroquial de São Cosme, em 1833.06.19, sendo padrinhos José Fernandes da Cunha e sua mulher, Ana dos Santos; foram testemunhas o padrinho e o pai da baptizado, Joaquim Ferreira Ramos.

3.8    Carolina
Nasceu em 1837.12.31[20] e foi baptizada pelo Padre José Martins de Oliveira, na igreja paroquial de São Cosme, em 1833.06.19, sendo padrinhos António dos Santos Pereira, do lugar de Ementão, e Ana, solteira, filha de Maria Martins, do lugar de Quintã, todos da freguesia de São Cosme; foram testemunhas p padrinho e o pai da baptizada.

3.9    Pompeu
Nasceu em 1839.06.08[21] e foi baptizada pelo Padre José Martins de Oliveira, na igreja paroquial de São Cosme, em 839.06.10, sendo padrinhos o “Ilustríssimo Senhor” Pompeu de Meireles Guedes Garrido e a “Exma. Senhora” Dona Carolina Augusta de Meireles, por procuração a António José da Cruz e ao “Ilustríssimo Senhor” Joaquim Correia de Magalhães Neiva, respectivamente

3.10  Joaquina
Nasceu em 1841.10.25[22] e foi baptizada pelo Padre Joaquim Martins de Castro, na igreja paroquial de São Cosme, em 1841.10.28, sendo padrinhos António Cardoso e sua mulher, Maria Coelho, do lugar de Aguiar da freguesia de São Cosme; foram testemunhas Joaquim Martins de Castro e Joaquim Ferreira Ramos.

3.11  Carolina
Nasceu em 1844.02.20[23] e foi baptizada pelo Padre Joaquim Martins de Castro, na igreja paroquial de São Cosme, em 1844.02.22, sendo padrinhos Manuel e Joana, irmão da baptizada.
Casou em 1870.05.02[24] na igreja paroquial de São Cosme, com Joaquim Mendes Barbosa, escrivão da Administração do concelho de Gondomar e residente em São Cosme, filho de António Mendes, da freguesia de Madalena, e de Joaquina Rosa da freguesia de Bitarães, ambos do concelho de Paredes; foram testemunhas o Padre Manuel Pereira Barbosa Malheiros, coadjutor da igreja de São Cosme e morador no lugar de Pevidal, e Jerónimo Moreira dos Santos, lavrador caseiro, morador no lugar da Igreja, todos da freguesia de São Cosme.

Filhos:

4.1    

4.2    

4.3    

4.4    

4.5    

4.6    

4.7             

4.8     Maria da Conceição Barbosa Ramos
Nasceu em 1888.08.06[25] e foi baptizada pelo Padre José Martins de Oliveira, na igreja paroquial de São Cosme, em 1888.08.12, sendo padrinhos Américo Mendes Barbosa, solteiro, estudante, e Rozaura Mendes Barbosa, ambos irmãos da baptizada-

2.2     Maria
Nasceu em 1795.07.06[26] e foi baptizada pelo Padre Doutor António Francisco Ramalho, na igreja paroquial de Valbom, em 1795.07.08, sendo padrinhos José de Castro, da freguesia de São Cosme, e Maria Rosa, da freguesia



[1]     Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, C6-00147-142v-3
[2]     Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, B6-00079-75-1
[3]     Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, C9-0034-24-2
[4]     Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, B8-00695-130v-2
[5]     Era filha do proprietário da Quinta de Bouça Cova, em São Cosme.
[6]     Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, B8-00718-214-2
[7]     Era filha do proprietário da Quinta de Bouça Cova, em São Cosme.
[8]     Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, B9-00749-15v-1
[9]     Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, B9-00760-26v-8
[10]    Era proprietária da Quinta de Bouça Cova, em São Cosme.
[11]    Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, B9-00768-34v-10
[12]    Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, C10 - 0034-31v-2
[13]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B13-0091-132-2
[14]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B14-0019-18-3
[15]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B14-0051-40-2
[16]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B14-0082-70v-1
[17]    Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, B9-0005-39v-12
[18]    A leitura deste assento é extremamente difícil por a letra ser excessivamente pequena e não permitir fazer a leitura com rigor, pelo que alguma da informação aqui apresentada está sujeita a dúvida.
[19]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B12-0009-49v-6
[20]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B12-0041-82-2
[21]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B12-0059-100-2
[22]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B12-0090-131-2
[23]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B12-0123-164-3
[24]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, C1870-01006-7
[25]    Registos Paroquiais da freguesia de São Cosme, B1888-0062-60
[26]    Registos Paroquiais da freguesia de Valbom, B6-00087-82v-4