segunda-feira, 15 de setembro de 2008

UMA VIAGEM PELA AUSTRIA

Sãozinha: conta -nos a tua mais recente visita à Austria bem amada!

4 comentários:

The boy disse...

No dia 25 de Junho de 2008, na movimentada e complexa cidade de Viena-Aústria, mesmo em frente à Opern (na Embaixada Portuguesa), eu e a funcionária presente, D.ª Teresa, averiguávamos a possibilidade de eu lá fazer o exame do 1º ano, do 2º semestre, da disciplina de Alemão. Tudo isto, porque eu frequento a Universidade Aberta.
Durante a minha viagem tive a oportunidade de visitar novamente Frankfurt, Wurzburg, Nurnberg, Passau e Linz. Mas, por acaso, o dia em que eu me encontrava em Viena-Aústria coincidia com o dia do exame nacional- o que não representou qualquer motivo de preocupação, visto que a Universidade Aberta possibilita os alunos de fazer exame em qualquer embaixada portuguesa do mundo.
Durante a conversa com a D.ª Teresa, a mesma contou-me que os pais dela tinham ido a um casamento em Vila do Conde com a Drª Manuela Aguiar, a qual a descreveu como sendo uma senhora de semblante simples, mas de grande saber. Ao qual eu acrescentei: “Toda ela é sóbria e esbelta. A simplicidade da Manuela contrasta com a sua sabedoria. A avó dela também era minha avó!- ela também, é uma grande pintora! (...)”. Pelo que a D.ª Teresa se mostrou muito surpresa pela sua polivalência.
Durante a minha estadia em Viena, nunca consegui estar só, nem nos jardins da Princesa Sissi, nem nas ruas durante a noite, nem mesmo na missa das 6 horas da manhã que assisti na Catedral que, por incrível que pareça, se encontrava repleta de pessoas.
Á noite, na janela do meu quarto de Hotel, vi um vaivém de pessoas muito caótico e heterogéneo, em termos de raças e comportamentos cívicos.
Por fim, quando cheguei ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, fui de metro em direcção a Vila do Conde. Quando cheguei à paragem de metro terminal, só lá estava o meu filho, Nuno António, montado numa bicicleta a oferecer-nos ajuda para transportar as malas até casa.
E assim foi, durante o caminho passámos pelos jardins da Câmara Municipal, pela Caravela atracada no Cais, pelo Forte de S. Jorge, pela praia, etc. É interessante notar o contraste bem nítido entre estas duas belas cidades que me fazem recordar esta minha viagem.

The boy disse...

O texto acima foi publicado pela minha mãe Maria Aguiar com o meu nome. Continuação de um bom blog.

Anónimo disse...

Manela disse : Quem me dera ter o teu entusiasmo para viajar pela Europa fora! Já tive... Bem me dizia a Cristina: "Aproveita enqunto és nova. Depois podes e não queres. " Era o caso dela, perto dos 50 anos... Eu achava que seria como a Avó Maria, ainda uma infatigável viajante, aos 80 ou 90...Mas, afinal, não sou. E, por isso, mais aprecio as tuas histórias. Em comum, temos a predilecção pelo alemão- só que eu desisti, fiquei-me por línguas mais fáceis. És sempre tão simpática comigo, que exageras!...É certo que estou mais magra, mas cada vez mais obviamente velha...E "pintora",nem de paredes.. Faço coisas desastradas na tela e divirto-me.Só isso. Que bom teres encontrado uma amiga minha.Não a vejo há muito! Dá mais notícias!

Anónimo disse...

Docas disse: Depois de uma temporada em Londres, como "au pair", a tentar aprender inglês, a minha 1ª viagem europeia foi precisamente à Alemanha - à região do Reno. Fiquei com a Manela em casa de uma "pen pal", a Gesinne, em Bingen. Foi óptimo. Gostei imenso! Fizemos um cruzeiro pelo Reno e os seus castelos, Lorelei, etc. Visitamos a Cristina em Wiesbaden. Estivemos em Colónia, Frankfurt, Mainz - que é a cidade grande mais próxima de Bingen. Era Setembro, com as festas das vindimas. Muito animado.Fomos tratadas como família!E aprendemos a dizer "prost",a brindar com vinho que parece o nosso verde...