Licenciado em Sociologia e Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Doutorado em Media Digitais pela Faculdade de Engenharia Universidade do Porto e pela Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade do Texas, em Austin (na Universidade do Porto o programa doutoral envolve igualmente as Faculdades de Letras, Ciências, Economia e Belas Artes). Foi investigador bolseiro do Programa UT Austin | Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Colaborou, em 2012, como investigador, no projeto “Relational Quality, Digital Immersion and Social Welfare”, uma parceria com a Universidade de Sevilha. Projeto inserido na “Rede ObLID”, uma comunidade ibérica formada por investigadores e agentes locais vocacionada para a promoção da literacia e inclusão digital no âmbito municipal.
De 2012 a 2014 foi responsável pela produção de conteúdos multimédia no âmbito do projeto de comunicação de ciência “Ciência 2.0”, projeto desenvolvido na Universidade do Porto que visa promover um maior diálogo entre a ciência e a sociedade.
Foi coordenador da comissão organizadora do "1st Meeting on Digital Media Research Methods (DiMe 2013)", realizado na FEUP em 24 de Maio de 2013.
Em 2014, participou no processo de acreditação da Universidade do Porto ao EUROSTAT.
Exerce atualmente as funções de investigador no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito do projeto “Harmed - O abuso de idosos: determinantes sociais, económicas e de saúde – uma parceria com o Instituto de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (ISPUP), que tem como finalidade avaliar a incidência do abuso de idosos na cidade do Porto e identificar os fatores de risco de exposição a comportamentos abusivos.
É membro da “Rede ObLID”, uma rede de investigação e intervenção para a Literacia e a Inclusão Digital que agrega uma comunidade de agentes coletivos e individuais e está vocacionada para a Investigação e a Intervenção no domínio da Cidadania e Participação Digital. Sediada na Universidade Aberta-LE@D, a Rede ObLID é também dinamizada por investigadores da Universidade de Deusto (Espanha) e conta com a participação de Municípios, Comunidades Intermunicipais, Associações, ONG´s, e outras organizações que intervêm neste campo.
Short biographical note:
João Miguel Aguiar | Sociologist and Researcher
João Miguel Aguiar is a researcher fellow at the Institute of Sociology of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto with a Bsc in Sociology, MA in Communication Sciences from the Faculty of Arts of the University of Porto, and Ph.D in Digital Media from the Faculty of Engineering of the University of Porto, in collaboration with the New University of Lisbon and the University of Texas at Austin. He was a research fellow at UT Austin | Portugal Program, funded by the Portuguese Science and Technology Foundation (FCT).
He is member of the "ObLID Network", an international network for Digital Literacy and Inclusion that brings together the community and individual agents and is focused on research and intervention in the field of citizenship and digital media participation.
Currently he is a researcher fellow at the Institute of Sociology of the Faculty of Arts of the University of Porto, in the framework of the project "Harmed - Elder abuse: social, economic and health determinants” - a partnership with the Public Health Institute of the Faculty of Medicine of the University of Porto (ISPUP).
Sem comentários:
Enviar um comentário