quarta-feira, 9 de outubro de 2019

PARTE I - A FAMÍLIA MATERNA - FERREIRA RAMOS E MENDES BARBOZA inc



1 - 1920 -  NA MARGEM NORTE DO DOURO, EM GONDOMAR

Maria Antónia, que viria a ser a Musa do  Poeta João Moreira  e a sua Mulher por mais de meio século, nasceu em Gondomar, a 28 de agosto de 1920, pouco depois de ele ter festejado os seus dois anos no lugar do Paço, em Avintes, do outro lado do rio.
A Vila Maria. a casa grande que fez parte da sua vida, com estatuto de afetos e pertença, como se fosse um membro da família,  estava ainda em  construção. Era coisa imponente, cuja evolução a vila acompanhava de perto. Os mais afoitos entravam e vinham contar o que viam, causando especial espanto a enorme sala de banho do último andar, que  ocupava a parte de trás da casa a norte, sul e poente, com sete altas janelas panorâmicas em todas as direções.







natural de Santa Maria Madalena de Paredes, filho de António Mendes e de Joaquina Roza Coelho Barboza, Estudara no seminário, que depressa trocaria pelo ensino das Leis. Veio a ser o primeiro tabelião de Gondomar. A secretária onde trabalhava ainda ali existe, na casa de uma bisneta chamada Maria Madalena.

Sem comentários: