sábado, 2 de janeiro de 2010

W 145 - 2 de Janeiro MARIA DANÇANDO NO GELO

Footing através de Espinho. Escrevi o apontamento sobre o centenário da República para "As Letras entre as Artes", conforme combinei com a Nassalete, a directora.
Almoço tardio com a Xaninha, já a Tia Lola, Docas e Mª João tinham chegado. A Docas para ficar.
De seguida, vieram o Carlos e os meninos. Abriu-se uma garrafa de champanhe para festejar a vitória da Mª Luís, que nos contou histórias dos bastidores do programa de televisão.
A Ana Mª, Tó, António e Carolina e, por fim, a Manela com a MªIsabel e, uma hora depois, o António e a Mª Beatriz.
A TV repetiu o show da passagem de ano e todos pudemos - uns pela 1ª, outros pela 2ª vez - admirar a performance da Maria a evoluir sobre o gelo . Aplauso geral!


 2010
Aqui em casa entramos no novo ano na companhia dos 7 gatos e a ver a Maria Luís, elegantíssima, a receber o prémio de patinagem sobre gelo na RTP1.
Um talento reconhecido - e para nós, na família, uma razão para estar frente ao ecrã e uma maneira inédita de celebrar a passagem de ano .
Que seja de bom augúrio para todos - 365 dias felizes, como o rosto da Maria!

O meu 1º dia do ano dia foi (muito bem!) passado em Gondomar, na festa de aniversário da Francisca.
Uma mesa de sala de jantar, cheia de convivas, disposta em L, ocupando todo o espaço disponível, para não separar os mais novos! Um almoço esplêndido, e, depois, um grande espectáculo: filme da TV NABO, uma paródia ao programa "Ídolos", já de si uma paródia, seguido de uma "gala" em directo, com vencedor escolhido por votação dos presentes.
Regresso a casa, às 7.00 h, com o Gonçalo e a Sameiro.
Jantar em "tête-à-tête" com a Mãe, noitada a escrever nos blogues e a ler um policial comprado nos EUA,

E, ANTES, O NATAL

A minha noite de Natal foi muito bem passada, na casa da Manélinha e do António -
depois de um dia muito agitado em tudo parecia corre menos bem, primeiro à procura de um serviço clínico que estivesse aberto para me livrar de uma surdês temporária, seguidamente a fazer as últimas compras de Natal, que este ano, não foram distribuídas , como é costume, pelas semanas anteriores...
É um caso em que pode dixer-se que a noite salvou o dia.
Embora ainda surda - o que dificulta por demais a socialização... - diverti-me imenso.
Lá estavam, além dos donos e das meninas da casa, Beatriz e Maria Tsabel, a Matriarca Xaninha, a Nó, a Lé (sem os filhos, que estavam a cear com os respectivos pais) e a Isabelinha.


Não fazíamos uma mesa muito "paritária", pois o António era o único representante do sexo oposto, mas as mulheres animavam a reunião familiar, e a conversa fluía!

Ceia em casa da Manela.
Muito em familia, muito agradável, com a Maria Beatriz a portar-se bem, como gente crescida, a animar a festa, com um espectáculo de música e dança e a Maria Isabel de olhos bem abertos no seu primeiro Natal. A dar, para já, só uns sorrisinhos, que prometem participação muito mais activa no próximo Natal...
No dia, acabei quebrando a tradição e não fui a Gondomar, como estava firmemente previsto.
A Nónó saiu depois das 15 h, de Espinho, e tornava-se difícil chegar, ver e regressar da terra ancestral, a tempo de aprontar as malas para a viagem aos EUA e deitar-me a horas convenientes, a fim de sair de madrugada para o aeroporto.
Tentei, em vão, telefonar para os celulares dos Aguiares em festa, em casa da Lélé. Ninguém atendeu! Imagino que o festivo e amigável ruído era tanto, com os meninos a representarem cenas natalicias, que não se ouvia o chamamento.
Ao cair da tarde, falei com a Docas - já só com a Tia Lola , e com esta a dormir, ainda por cima! - a desejar-lhes Feliz Natal. Por ela soube que o Nestó estava em São Cosme. Dele, finalmente, consegui resposta, e mandei abraços para todos.
Para casa da Tia Lena telefonei, sem problemas. Atendeu o Paulo. Deixei mensagens para os presentes e prometi la ir para o primeiro almoco do ano - e tambem a festa de anos da Francisca.
Em 2010, se Deus quiser, retomo a tradicão natalícia, em Gondomar!

3 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Com o DVD dos dois primeiros espectáculos da Maria, que o Carlos nos ofereceu, está agora ao nosso alcance rever e tornar a rever as fantásticas prestações da prima.
A final, consegui grava-la em VHS.
Pena foi que gastassem tanto tempo com os chamados "famosos", que não sabem sequer patinar, e tão pouco com os jovens patinadores, que enchiam o ecrã com a sua arte.
Incrível também a disparidade dos prémios:
Um carro, no valor de milhares de euros para a vencedora "famosa" e 500 euros apenas para a vencedora "talentosa".´
De qualquer modo, valeu a pena!

MA disse...

Um Bom Ano para todos os bloggers da família Aguiar!!!!
De facto esse sábado mais parecia um dia de festa, com tantos elementos da família a chegar... Revemos a participação da sobrinha Maria no Dança comigo no Gelo e mais uma vez os Parabéns à Maria Luís pela excelente vitória conseguida!
bjs para todos...
p.s. Manela como estão os teus ouvidos???

Maria Manuela Aguiar disse...

Não dá para acreditar, mas a verdade é que resolvi, eu própria, o problema, seguindo as instruções da mãe. Utilisei a parte redonda daqueles ganchos de cabelo muito fininhos, com muito cuidado, actuei no fundo do ouvido e retirei a cera.
Parece que a Tia Rosaura e, antes dela, a Bisavó Carolina usavam este método com sucesso.
Do século XIX ao XXI...