quinta-feira, 23 de julho de 2020

VERSOS PARA "OS CAMINHOS DA POESIA"

1 - MULHER DO ROSTO DE VENTO
 Vai
Pela Terra-Mãe adormecida
 que em ti hiberna,
as mãos vazias
das rendas de outrora,
Vai dar sentido ao Dia!
Vai
Para que a Terra-Mãe
Seja em ti,
Ao chegar o momento...
Vai
Rosto de vento
Em busca de Alma!
Vai da noite moribunda
Do ter ser negado
Vai
Que agonizas
No corpo atormentado
Os Sonhos a viver 
Num amanhã
Vai

2 - VIVER...
Queria ser guerreira e vencedora,
Queria andar perdida a vaguear,
Queria ser o tudo e ser o nada
Dos opostos fazer meu caminhar

 Queria ser a nuvem que se esvai,
Como a ilusão de amor de uma donzela,
Queria ser o pássaro que voa
No rasto de uma antiga Caravela.

Seguir o sonho e logo o desfazer
Para sonhar mais alto, e mais cair,
Entre estrelas cadentes a morrer,

No sono, devagar, adormecer,
Sem um adeus, deixando pela noite 
A breve eternidade de viver.

3 - QUADRAS DE SÃO JOÃO DO PORTO

Balão que sobe nos céus
Como miragem de vida
Leva com ele o devir
De uma promessa esquecida...

Deste-me um beijo de noite
Perfumado de alecrim
E a fogueira que saltámos
passou pr'a dentro de mim

Os balões e as cantigas
Unem-se à luz do luar
Que em noites de São João
O amor fala a cantar!

Quando saltares a fogueira,
Cuidado! Vê lá se cais...
Ao coração que se queima
O amor não volta mais!

Na manhã de vinte e quatro.
Olhando a cinza eu fiquei
Que, ao ver a cinza,  lembrava
O amor que ontem te dei...

Meninas, vamos gozar
A noite de São João
Ponham sorrisos no rosto,
Fogueiras no coração.

À suave luz da fogueira
Teu coração desenhei
A imagem em contraluz 
Sobre o meu a acharei

Quando à noite, no escuro,
Uma fogueira acendeste
Teus olhos disseram tudo
O que tu me não disseste...

Zangado estavas comigo
São João nos vai casar!
Que o amor e os santinhos
Sabem sempre perdoar...

Uma mensagem seixei 
Na luz áurea de um balão,
Promessa de amor sincero
Em noite de São João

Meu Porto, que sais à rua
Nas festas de São João,
Não há no mundo cidade 
Mais fraterna - não há, não!

Meu Porto sem São João
Por causa da pandemia,
Sem manjerico, alho porro, 
Festa, balões, alegria..

Sem comentários: