quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

W52 - PEDRO MANUEL GOMES AGUIAR DA FONSECA

NASCER NO NATAL
O Pedro nasceu, no Porto, no dia 25 de Dezembro de 1980.
Nunca tínhamos tido, na família, um "Menino Natal"!
Foi uma festa, pela primeira vez, passado numa casa de saúde. Todos esfusiantes de entusiasmo, e de muito boa saúde, incluindo a Mãe. Ninguém diria que acabava de cumprir uma tarefa tão custosa. Estava radiante e rejuvenescida. O Papá e a Avó Lola, ao lado, nem se fala...
O Hospital (particular) de Santa Maria, tinha, então, uma das melhores maternidades, e era operacionalizado por freirinhas. Encantadas com aquele bébé, que até esteve para se chamar Pedro Emanuel. Depois, acabou por ser só Pedro, acho que para não parecer que, ao falar dele. se estava a falar de uma dupla: Pedro e Manuel.
As primeiras fotos do bonito e enorme menino foram tiradas por mim, a prima e madrinha da irmã Maria João. Por mim, ou pelo meu Pai, com a minha máquina.
Ninguém mais se tinha lembrado de levar a "camera", mas eu sempre tive vocação para reporter.

Neste mesmo dia, quase três décadas depois, Pedro, Pais e irmã passam a festa juntos em terras de Angola. Onde a Mãe, Zé, viveu, desde pequena. Onde o Pai fez a tropa. Onde ambos se conhecera, se apaixonaram e se casaram. Onde a Maria João nasceu. De onde retornaram em 1974. Onde o Pai Ernesto e o Pedro estão agora a dar contributos muito concretos para que aquele País cumpra o destino de ser grande. Lá longe, no Huambo, onde há meninos que vestem a gloriosa camisola azul e branca dos "Dragões". Mais precisamente, na barragem do Cunene, em Gove.
Entre estes dois dias 25 de Dezembro, há muito a contar sobre o Pedro. Vamos aos comentários!
Direi só, para começar, que é um magnífico "partido", ainda solteiro, alto, atlético, bonito, simpático, descontraído, divertido e aventureiro, como se prova pela forma como se adaptou à vida nos confins de um país em construção (ou em reconstrução, como a a própria barragem...).
Faz lembrar, nesta vocação africanista, o Avô Eduardo, não faz?


Feliz Natal angolano, para os quatro!






















8 comentários:

matilde disse...

Querido Primo: em primeiro lugar os meus Parabéns com o desejo de que sejas muito feliz aí ou em qualquer parte do mundo!!!
Quem te conhece Bem, sabe que és uma pessoa encantadora, cheio de sentido de humor, genuíno nos sentimentos e uma maravilha com crianças! Pelo menos com a minha.Corrijo: "Nossa" picaota! Gostaria imenso de te poder dar um enorme beijinho e de te abraçar, contudo, não sendo possível, deixo aqui o meu testemunho ao membro masculino de toda a minha inteira família, quer por parte de mãe ou de pai, mais garboso! Gostos não se discutem...A Laura fala muito no seu Pêpê e tem muita saudades de certeza!
Uma grande beijoca meu querido e até breve. Ana

Maria Manuela Aguiar disse...

Hoje, a Docas e eu estivemos em conversa, pelo telefone- a contar, uma à outra, os nossos Natais em família, muito tradicionais e caseiros. E, claro, perguntei se tinha novas do Natal exótico, africano do Nestó, Zé, Mª João e Pedro. Disse-me que sim. Estiveram, sob chuva torrencial, a almoçar em Huambo. A África deles!O que importa é estarem juntos e felizes. Aguardámos o regresso da parte feminina, para saber pormenores. Entretanto, fomos falando do Pedro. E estamos, fundamentalmente de acordo: é um rapaz lindíssimo. Mais bonito, não há! E tem talento para tudo. A começar pelo que eu invejo mais, que é a habilidade inata para a prática de qualquer desporto! Mas, ao contrário da irmã, a nossa campeã de pentatlo, nunca exerceu muito. Em pequeno, brilhava no remo. Depois até no boxe. Agora anda mais voltado para a profissão, computadores e barragens. E a gozar os largos horizontes de Gove. Tem 28 anos, e uma bela vida pela frente. Nós, as velhotas, estamos contentes com esta nova geração.

MA disse...

Olá Pedrocas,
Antes de mais, PARABÉNS atrasados!
Ao ver as tuas fotografias de pequenino... que saudades... Sabes que quando nasceste, para nós eras um "nenuco", só que verdadeiro! E posso dizer: "andei contigo ao colo"...
;-)
muitos beijinhos de Parabéns dos primos:
Manelinha, António e Beatriz

Anónimo disse...

Parabéns Pedro (atrasados)
Eu conheci o Pedro quando fomos todos de ferias para Ibiza.
Grandes férias que foram!!!!
Por acaso tenho uma história que se passou lá.
Estávamos lá bem sossegados a passear á noite pelo centro de Ibiza, quando entramos numa rua, que á primeira vista era uma rua normal como as outras, e de repente fomos assediados por vários gays em que um pôs a mão no rabo ou meu ou do Pedro e outro a "mãozinha no ombro". Só me lembro que eu e o Pedro "pisgamo-nos" de lá a 200 á hora, com o grupo das familias todas a correrem atrás de nós. Foi uma situação caricata que ficou retida nas nossas memorias.
Um abraço
Guilherme

Anónimo disse...

Parabéns Pedrocas!!!
Tenho muitas saudades tuas!
Quando é que vais resolver estar connosco?!... para nos contares as tuas aventuras de África? Iria ser muito bom. Acredita!
Bjinho da prima Lélé

Isabel Aguiar disse...

Querido Pedro!
Estou cheia de saudades de Ti!
sabes que quando nasceste eras o meu "boneco" preferido...sim há muito que não tinhamos um bébé na família e por nós foste adoptado...todos queriamos ir a Valbom e depois ás Devesas ver o Pedro; parte da minha infãncia e adolescência foi ao teu lado e que divertido que foi!
Agora rumaste para Africa...que inveja!!!!
Já recebi fotos que a tua mãe me mandou...digo-te: Tás Lindo!!!
Espero ver-te em breve para matar saudades
um abraço forte da prima sempre amiga

Anónimo disse...

Docas disse: O Pedro, em pequeno, era muito traquina. A Zé andava sempre atrás dele. Por vezes, quando tinha de tratar de algum assunto, o meu Pai ficava lá em casa, a tomar conta dele. Um dia, em que lhe telefonei,contou-me a rir muito (achava muita graça ao neto) que o Pedro estava a andar de bicicleta pelas escadas abaixo... e disse-me: imagina o susto que a Zé apanharia se o visse nestas façanhas perigoas!

Unknown disse...

O Pai dise:
Por altura do princípio de Fevereiro 2009,estávamos na barragem do Gove,já com cerca de três meses no"buraco".
Numa 6ª feira qualquer, como sempre, pelas 5 horas da tarde, o nosso amigo Pedro foi para o quarto tratar da toilette. Um bom duche complementado por uma abundante aspersão de água de colónia e perfumes adequados à captação das abelhas. Bem penteado, veio ter comigo e pediu-me uma carrinha.
- Para quê? perguntei-lhe, desnecessariamente.
- Para ir tratar de uns assuntos..
- Levas telemovel? Vê se a carrinha está abastecida..
- OK, cota..Não há crise. Xau e até amanhã.
- Não te esqueças da carta de condução..
No sabado, nada de Pedro durante o dia todo.
No domingo, depois de almoçar, senti-me um bocado "neura" e disse a um parceiro para irmos ao Huambo, espairecer.
- Amigo, vamos até lá , bebemos uma cerveja e voltamos.
E assim aconteceu.
Já relativamente perto do destino, avistamos uma carrinha, ao longe, que vinha em sentido contrário. Era o Pedro.
Os carros pararam ao lado um do outro e o Pedro perguntou:
- Onde vão?
- Vamos até ao Huambo.
- Fazer o quê? Já só vão encontrar restos...