quinta-feira, 26 de março de 2009

De Toronto, mensagem para a Docas

Em Toronto ainda estamos no dia 25 .03. 09.
Tempo de mandar beijinhos no dia de anos!
Estou no "lounge" da British Airways, usando um computador da companhia pela primeira vez.
Consequência de aprendizagem recente do uso deste instrumento.
Lembrei muito esta prima talentosa, enquanto apreciava quadros de autoras femininas expostos no consulado de Portugal, ontem, por altura do encerramento das comemoracôes do Dia da Mulher.
Interessantes!
Entre elas, nomes consagrados, na nossa comunidade, a Docas brilharia. a grande altura, pela originalidade das suas temáticas, pelas luzes e sombras tão sugestivas das coisas que nos dá a ver, no seu traço firme, e pelas que nos deixa adivinhar.
Encontrou uma maneira de falar em outra linguagem, para além das suas frases inteligentes, mas sintéticas, quando nao elípticas.
Como diria Frei Eliseu da Bahia, ela e capaz de coisas extraordinarias, quando quer.
Todavia, tal como ele intuia, poucas vezes quer mesmo...
Ainda bem que lhe deu, recentemente, a coincidir com a reforma de um trabalho profissional sem interesse algum, um assomo de grande energia, desde então, espalhada em telas maravilhosas.
Contos das aventuras da Docas, em quatro continentes do mundo, tenho muitos para contar. Em chegando a casa, onde me espera uma activissima Mae e os meus 7 gatos - alguns dos quais, embora não todos, a Docas "apaparica" ainda mais do que eu - retomarei a escrita.
A Docas bem o merece. pois é a maior comentadora deste blogue.
Quem diria, antes de ver, ou ler, com os seus próprios olhos. Uma sexagenária cheia de surpresas para oferecer ao mundo!

Manela (a voar)

2 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Continuo entre voos. Agora escrevo de Londres, do lounge da BA-Jal, com um computador que abre com caracteres japoneses e nao tem acentos... Simplifica. E simplificar e a coisa que a docas melhor sabe fazer, para alem de pintar quadros a a crilico.
espero que um dia pinte uma coleccao de gatos. o primeiro ensaio foi com o meu gato dragao.Captou toda a graca e maquiavelismo シラ チミニモチリルルルシラソチト

Maria Manuela Aguiar disse...

Aconteceu, de facto, um daqueles mistériosm da informática, enquanto eu escrevia do lounge da JAL: sem eu saber porquê, a prosa começou, de repente, a sair em caracteres nipónicos!!!
Ninguém mais vai saber o que lá está - talvez só um tradutor japonÊs, se é que a máquina se decidiu a retroverter... Desisti!