sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

W68 - MARIA ISABEL BARROS AGUIAR PEREIRA

BRILHANTE ADVOGADA, A TEMPO INTEIRO


Maria Isabel Barros Aguiar Pereira, nasceu no dia 13 de Fevereiro de 1968, em Gondomar.
Para a Xaninha e o Tónio, a sexta criancinha a alegrar um casamento feliz.
Linda e esperta, a olhar-nos com enormes olhos, muito vivos. Prometia!
Estava destinada a ser a minha afilhada, o que, naturalmente, muito me entusiasmava. Mas não seria... O convite mantinha-se firme, mas na data limite para a realização do baptismo - 15 dias após o nascimento, nem mais um dia, como mandava a tradição católica familiar - eu estava em Genebra, num curso do Instituto de Estudos do Trabalho da OIT, que se prolongou até fins de Abril. Não houve hipótese de alterar o destino.
Todavia, não perdi, verdadeiramente, a afilhada, porque sempre a considerei como tal. Só perdi esse três meses iniciais de convívio, que são os menos interessantes, na vida de um ser humano (na minha perspectiva, a de quem nunca teve filhos...).
Gosto dos pequeninos quando começam a revelar-se, e a perceber o que se passa à volta.
Esta menina era excepcional - e è!
Precoce em tudo! A falar, com frases completas e perfeita dicção. A cantar, afinadíssima e sem um lapso, em longas cantilenas. A dançar, incansável, com um talento que não viria a se aproveitado, nesse campo. Estou a vê-la, tão pequenina e graciosa, a agitar as ancas, em ritmo alucinante, no meio da sala de estar, da velha e agradável casa da Cónega. Ao som do "pick-up" do Tónio, que era também um apaixonado pela música.
Uma história que ficou célebre, e que é fácil de datar, porque aconteceu quando a Xaninha esperava a última filha, a Manela (estas duas irmãs, as mais novas, fazem diferença de pouco mais de dois anos ) :
A Isabelinha dizia a toda a gente que também estava grávida e "empinava" a barriguinha, para que parecesse grande e saliente. Nós achavamos - lhe imensa piada, mas a Xaninha não. Proíbiu-a de repetir a brincadeira. A minha Mãe, que gosta de provocar as criancinhas, perguntou-lhe, na visita seguinte à proibição, se o bébé dela estava a crescer muito, como o da Mamã. E ela, triste, explicava que não, que já não o tinha ... Mas, de repente, animou-se e continuou, noutro tom: "Não tenho o menino, mas tenho dois ratinhos na barriga! Estão agora a comer muito bem, com as colheres e um prato cor de rosa. Um está a ajudar o outro..." Prosseguiu, imparável, desenvolvendo um autêntico guião para desenhos animados...
Tinha , como vimos, dois anos, mais ou menos. Era mesmo especial. "The special one".
Foi uma aluna excelente - a única, numa "trupe" de cabulões. Inteligentes, mas não demasiado estudiosos, com gradações - as quatro raparigas completaram os seus cursos universitários, em devido tempo. Os rapazes, retomaram os estudos, recentemente, e andam, agora, a terminar as licenciaturas, e muito bem!
Depois do liceu, com notas a bater recordes, a Isabelinha seguiu a sua vocação jurídica, na Universidade Católica do Porto.
Fez o estágio e realizou o sonho de ser uma brilhante e dinâmica advogada, a tempo inteiro (é coisa em que eu, por exemplo, falhei totalmente - optando por um "centro de estudos", na função pública, e acabando por pedir a suspensão da inscrição na Ordem dos Advogados, após 5 anos de exercício muito intermitente e nada lucrativo...).
Esta minha experiência de vida, mais me faz admira-la . É tão bom, ver a nova geração ir mais longe do que nós!
Não consigo , em poucas palavras, completar o seu"retrato" , a menos que esgote uma lista de adjectivos encomiásticos...
Ela tem, hoje, 41 anos.
E é uma "promessa" cumprida - e que vai continuar a cumprir-se.
Alegre, enérgica, decidida.
Sempre pronta a avançar, a resolver os problemas dos outros, jurídicos, ou não, com humanidade, com seriedade. Com a capacidade de se indignar, de reagir contra as injustiças. De levantar a voz. De actuar!

Para além disso, sabe cuidar-se! Mantem a forma e a elegância, com longas caminhadas quotidianas, em passo rápido e com uma dieta sensata. A revelar força de vontade e tenacidade, sem se permitir avanços e recuos. E, claro,ainda canta e dança, maravilhosamente!
É a alma de qualquer festa, tão capaz de se divertir, como de trabalhar.
Se houvesse muitos mais portugueses assim, este País ía longe.
Parabéns, Isabelinha.



















12 comentários:

Maria Teresa Aguiar disse...

Querida Bia
Muitos parabéns. Que tenhas um dia muito feliz.
E tal como a Manela fala no texto, das tuas histórias, voltarei brevemente, para deixar alguns testemunhos. Muitos beijinhos da tua irmã Nó e sobrinhos Tété e Tózinho.

Anónimo disse...

Maria Antónia disse: Muitos parabéns, Isabelinha.
Falei para o teu escritório e não te encontrei. Depois a Manela tentou o telemóvel, também sem sucesso.
Encarreguei- a de te mandar esta mensagem pelo computador.
Vem a Espinho, rapidamente, para te dar muitos beijinhos de parabéns,
Tia Giginha

Maria Manuela Aguiar disse...

Fazes muito bem em não atender os odiosos telemóveis, num dia especial em que estás "em festa".
Agora, com este novo meio de "conversar", tudo se resolve melhor. Até a minha Mãe já está convertida...
Sabes que neste dia 13, sempre pensamos em ti.
Felicidades. Beijinhos,

Manela

Et. Ainda tenho muitas histórias para contar sobre ti!
Agora que estamos as duas magras e felizes, por isso - tu muito mais elegante do que eu, diga-se - estou a recordar as nossas férias no Hotel Savoy, da Madeira, ambas gordas e infelizes.
E aquele ocasional encontro com o Joe Berardo, então menos mediático mas não menos rico e heterodoxo, e que eu nem sequer sabia que era o dono do meu hotel preferido. Seguido do jantar, tão divertido, com o Berardo no seu melhor, a falar português vernáculo, a que te foste adaptando, muito devagarinho...

Anónimo disse...

Querida Mana!
Que queres que te diga? …Adoro-te!
Sabes Mana o que descobri ao longo da minha vida?!
“Descobri que café com leite é delicioso (e eu que só gostava de leite com chocolate!!!), que uma vida equilibrada é saudável, que pensar um pouco, cantar, pintar, dançar, caminhar, planear e trabalhar um pouco todos os dias, nos faz muito bem… Fazer uma sesta todas as tardes, ter muito cuidado com o trânsito, segurar as mãos de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo… Ter em atenção a todas as maravilhas do mundo e ainda, é verdade que, seja qual for a idade, o melhor é darmos as mãos e ficarmos unidos…”
Um grande beijinho de parabéns da Lé

Maria Manuela Aguiar disse...

Estou a escrever dos EUA, Elizabeth, NJ, e nao sei onde buscar os acentos.Vai tudo sem eles... Previno, para que nao estranhem.
Queria ressaltar uma feliz cincidencia: a mensagem que corresponde a Isabelinha e a 99.
Ora 99 era o numero de Vitor Baia.
Como diria o Almirante Americo Tomaz

Maria Manuela Aguiar disse...

A continuar, depois de um pequeno "quiproquo" com esta maquina americana: como diria o Almirante A. T., ou, por igual, o Mr. de la Palice, a seguir ao 99 vem o numero 100. Tambem, excelente. Quem faz anos a seguir?

Maria Manuela Aguiar disse...

nos a seguir?
Outro assunto, voltando a muito pequena Isabelinha: Eu nunca vi uma outra crianca de 2 anos fazer isto: escalar todos os altos guarda-vestidos de sua casa!
Desaparecia a menina. Iamos procurar. Nada! Ate olharmos muito para cima,para armarios. La estava ela,num cantinho, a gozar as delicias do esconderijo. Jamais vu!

Maria Manuela Aguiar disse...

Anos mais tarde, a Isabelinha viria a ser uma das minhas companhias de viagem preferida: e tranquila, simpatica, bem disposta, corta as vezes umas cabeças, a tirar fotografias, mas isso, no conjunto, nao e relevante...
Nem sei dizer quantas e quais viagens. Muitas!

Maria Manuela Aguiar disse...

Da lista fazem parte: para alem da Madeira, Paris, Estrasburgo (em diversas viagens), o Rio, S. Paulo, a Foz de Iguaçu, mais tarde, Porto Alegre, Buenos Aires,
Nova York (creio que tambem por mais do que uma vez)...
Em alguns desses casos, eu ia em serviço - mas sem aqueles truques usados por outros deputados de mudar bilhetes de business para economy... Sou alergica a economy. A familia nunca foi a custa do Estado...

Maria Manuela Aguiar disse...

De uma das vezes que a Iasbel foi a Paris, ja uma "habituee", veio de car Air France, ate aos Invalides, onde eu a iria buscar.
Quando cheguei, pouca gente andava por ali. Com ar de quem espera alguem, so uma magrebina, com o cabelo farto, escuro e muito frisado.
A certa altura, dirige-se a mim.
So mesmo ao perto, descubro que, afinal, aquele vulto, aparentemente norte africano, era a Isabelinha, com novo penteado, com novo visual!
Como imaginam, sobre o bizarro penteado, disse, de imediato, o que pensava!...

Anónimo disse...

Muito obrigada por todas as vossas palavras...um agradecimento muito especial à Manela que, como sempre, tão bem escreve e nos diz coisas tão bonitas...e sei que não o diz só para ser simpática...diz porque sente e porque gosta de nós!
Giginha...no dia 13 não podemos falar...mas a Tia sabe que mesmo não falando está sempre comigo, sabe que tenho um carinho muito grande por si!
Mãe, obrigada por tudo e porque tão bem nos educaste...agora, já crescidos reconhecemos, a sério!
Nó, sabes que te admiro muito...sempre cheia de mistérios...mas muito amiga e sempre pronta a ajudar!
Lé, tu és a verdadeira "Capitona" e nos últimos tempos tenho sentido muito o teu apoio...sempre que começo a "declinar"...aí está ela para me dizer: "menina, nada de fraquezas, cabeça erguida!
Quero agradecer aqui e agora a surpresa que me fizeram no dia dos meus anos...o filme com as fotos da minha vida (que eu "renunciei" no ano dos 40 e que recebi aos 41...ahahahah...tava lindo! e à Manela pelas quadras fabulosas que escreveu...quero que saibas que já encaixilhei o papiro e está pendurado no meu quarto.
Gosto mesmo muito da minha Família...obrigada!
Isabel ou Bia ou Isabelinha...como quiserem

Anónimo disse...

Manela, quanto à história da magrebina e aspecto aparentemente norte africano, digo-te...até ao momento em que te encontrei nos Invalides, eu achava que estava fantástica, fabulosa e linda...mas depois de ver a cara com que olhaste para mim...percebi...
"devo estar horrível"; o meu encantamento acabou ali...ahahahah
e mais...lembras-te quando fomos a Diamantina?(local onde se filmou a novela brasileira Chica da Silva)pois vou relembrar o momento; estavamos nós a sair para uma festa em honra da Consul-Honorária Drª Fernanda e eu escolhi um lindo vestido azul bebé (um pouco curto é verdade) e quando me apresento no hall da casa a Manela profere as seguintes palavras: "ò Isabel tu com esse vestido só podes ir para o beco do Mota" ahahahahah...ainda hoje não ultrapassei o trauma!