segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

W 69 - A MARCHA MANUELA AGUIAR


Há muito que eu procurava o original de uma "marcha", que me foi simpaticamente dedicada pelo Maestro Moisés Pitta, em 1987.
Era um músico de talento, e um grande dirigente associativo português, no Rio de Janeiro, Maestro e o Presidente do "Orfeão Português" daquela cidade, que é das instituições mais antigas e prestigiadas da nossa comunidade. Natural da Madeira.
Nesse ano, convidei-o, a dirigir uma orquestra portuguesa no Teatro da Trindade, em Lisboa, e a fazer ouvir músicas suas, na terra pátria, pela primeira vez . Ele ficou muito sensibilizado, e nós deslumbrados com o espectáculo. Lembro-me de que gostei bastante da marcha que levava o nome do Consul de Portugal no Rio - ali presente. Felicitei-o, claro. Mas nunca me passou pela cabeça que viria a ser, também, homenageada com obra semelhante. Foi das coisas mais inesperadas da minha vida, aliás, bastante cheia de surpresas de toda a espécie...
Nunca a ouvi, e, com toda a certeza, não a vou ouvir nunca, porque, para isso, precisava de uma orquetra inteira.
Nem por isso deixa de ter grande significado para mim.
Que satisfação encontrar, intacta, entre discursos e outras coisas menores, a "Marcha Manuela Aguiar"!... Publicar, aqui, as primeiras pautas (ao todo são 72 páginas) é uma forma de homenagear esse amigo.

Sem comentários: