quinta-feira, 3 de junho de 2010

W167 TIA LINA família, filhos, amigos e cão Mirão

Continuamos a mostrar as fotos salvas, ao fim de tantas décadas - alguma já muito sumidas, mas o Sr. Rodrigues faz milagres e dá-lhes o brilho que já tiveram. Só não pode melhorar as que estão mesmo tremidas. Poucas, felizmente. As novas gerações, que não conheceram as velhas máquinas, admiram-se... Não sabem que era necessária muita experiência e firmeza de mãos para segurar o aparelho, sem o que o retrato padeceria de dupla imagem ou imagem afogada em névoa... A família Aguiar era muito dada à fotografia amadora e quase todos se revelavam aptos, quando não talentosos!
Nesta primeira imagem vemos Mário, com um certo ar ar de espectador (não era muito para cantorias, ao contrário do resto da família, mas achava sempre graça a tudo) , o Padre Serafim a tocar e o Tónio a cantar, com aquela maravilhosa voz que Deus lhe deu. E lá está o Mirão, junto ao dono que adorava (e reciprocamente!). Lembro-me muito bem deste famoso cão, mas nunca o tinha visto em foto. Era beige, amarelado. um "pequinois" cheio de "temperamento". Vêmo-lo também sózinho, ou quase, porque parte do dono aparece à direita, a controlar a pose do irrequieto animal.
E reparem em alguns dos carros do Tio Serafim.
Creio que um deles é um Audi. O outro não dá para identificar.
E o cão, no seu interior, será o Mirão? O rapaz que pega na criança ao colo é o Tónio, mas a criança não sei - talvez a Inês. E o rapazinho pode ser o Nestó. Ou não...
Quanto ao grupo que vemos no pinhal, também tem muitas incógnitas. Julgo que será família do Padre Serafim, que surge em primeiro plano.
O Sr. Rodrigues gabou a qualidade artística da foto da Barrinha. Também gosto!
Ao fundo, aparece o dono do barco e o rapaz que está à frente, talvez seja o filho - é mais um desconhecido. Na fotografia em que a Tia Lina está de casaco branco, o Padre que está ao lado é o Padre Américo, que, mais tarde, reencontramos no Algarve, como pároco da Fuzeta.






A






Sem comentários: