domingo, 12 de outubro de 2008

30W - MARIA LUÍSA RAMOS CAETANO PEREIRA


UMA DAS "MULHERES DE FERRO DA FAMÍLIA"

Maria Luísa Ramos Caetano Pereira

Nasceu a 23 de Setembro de 1964

Parabéns, Lisa, por mais um aniversário. No preciso dia, a 23 de Setembro de 1964, estava eu em Berkeley, na agitação que precede os seminários organizados no estrangeiro. É certo que havia no hotel todo o acesso possível a computadores, mas eu ainda não cheguei a esse estádio de sabedoria ... ou dependência. Reservei a saudação para quando chegasse e parasse por um momento. Agora!

Para dizer, antes de mais, que contas não só com a minha amizade, como é natural entre primas com longo convívio, mas, igualmente, com aquele especial sentimento de afinidade que apenas existe entre "contestatárias" (ou contestatários, sem discriminação de género).

Estou a ouvir a voz da tua Mãe, a dizer: "Esta menina é absolutamente Aguiar. É mesmo como as tias!"

De facto, os teus irmãos, que , alás, são uns queridos, parecem todos mais do outro lado da família...

Estamos, pois, perante uma das chamadas "damas de ferro" deste círculo! Não no sentido político, antes no que respeita a uma atitude perante a vida, os preconceitos, as convenções, as imposições de outrém... E tenho de falar no plural, porque há várias antecessoras nossas, de boa memória, dignas desse título! Eu diria mesmo que há uma tradição de rasgo e coragem feminina, que se tem prolongado, de geração em geração.

Na família Aguiar, em sentido restrito e lato...

À tua Mãe, com caracteristícas bem diferentes das referidas Tias ( Marizinha, Lola...) o termo aplica-se de uma forma superlativa. Era fantástica! Deu-vos uma educação excelente, temperamentos àparte - que a diversidade é uma benção!...

Não me esqueço das lutas que travaste, nos primeiros embates profissionais, no ambiente super machista de um grande banco, para seres reconhecida como plenamente igual aos colegas masculinos... Foi com exemplos como o teu, que o caminho se abriu, depois, a outras mulheres! Economista, pioneira no lugar a que concorreste entre homens, e no Porto, foi não só pela muita competência, mas também pela capacidade de levantar a voz contra barreiras injustas, que fizeste carreira. Sem favores, ganhando, em concursos, o 1º lugar, apesar da desvantagem da idade e da força dos preconceitos misógenos da banca, há quase duas décadas.

E ao mesmo tempo encontraste maneira de ser uma mãe perfeita, do mais simpático, risonho e divertido dos primos da sua geração, o João Paulo. É assim mesmo que as mulheres fazem o presente e preparam o futuro desta família, e não só!

Beijinhos,

Manela

















4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, Lisa. A Manela esqueceu-se de mencionar a tua vocação musical. Lembro-me de quando eras pequenina e tocavas tão bem um enorme violencelo! E, em particular, daquele dia em que o tio João quis experimentar o novo violoncelo que os teus pais tinham comprado em Londres, e destruiu uma corda. Nos tempos de juventude tocava violino, mas nessa altura estava fora de forma. Foi um desastre! A tua Mãe, sempre muita calma, teve de o acalmar... Beijinhos da Tia Maria

Anónimo disse...

Obrigada por se lembrarem de mim...
e pelso elogios ao meu filho que me tem representado( nas idas a espinho) pois tem sido dificil eu ir.
Beijinhos
Lisa

Anónimo disse...

Querida Prima!
Antes de mais muitos parabéns! Atrasados! Mas não penses que não me lembro que fazes anos dois dias antes do meu irmão Carlos, pois recordo muito a nossa infância juntas. As brincadeiras que fazíamos e o quanto nos divertíamos, aos festivais da canção da Eurovisão, aos consultórios médicos, aos escritórios, aos teatros, às casinhas e aos piqueniques. Lembraste que as nossas casinhas ficavam montadas de um dia para o outro!...era demais!
Gostei muito do que a Manela escreveu sobre ti:
“Eu diria mesmo que há uma tradição de rasgo e coragem feminina, que se tem prolongado, de geração em geração”.
Concordo, também me incluo… és realmente uma mulher de fibra e uma mãe coragem.
Vê lá se quando o teu filho for a Espinho vais também.
Beijinhos da prima Lélé

Anónimo disse...

Manela disse: AS fotografias que temos são poucas e desactualizadas.Com uma busca aos albuns (nunca há tempo!), conseguir-se-ia melhor, mas o melhor, mesmo, era tu providenciares...Têm sido espectaculares as tuas retrospectivas fotográficas, por alturas do Natal. És uma artista e dominas as novas tecnologias! Foi também muito engraçado o vídeo em que os meninos apresentavam um "telejornal", com notícias engraçadíssimas sobre a família... e não só. És uma realizadora de talento. E eles, impecáveis. Soubemos, depois, que não saiu assim à primeira. Mais gozo deu ainda a fazer, é claro! Na tua linha de cineasta familiar só conheço outra: a Lélé.E também é particularmente produtiva no Natal.