terça-feira, 9 de junho de 2009

W95 MARIA MANUELA AGUIAR DIAS MOREIRA

MANUELA "A VOAR"

A Maria Manuela Aguiar Dias Moreira, nasceu no dia 9 de Junho de 1942, na Villa Maria, em S. Cosme de Gondomar.























14 comentários:

Lé disse...

Parabéns Manela!
Muitas histórias e peripécias haveria que contar sobre a Manela, ela é a mulher mais activa e emancipada que conheci em toda a minha vida. Uma das muitas histórias que me ficou na memória para todo o sempre foi a nossa ida de férias para Espanha, há cerca de 30 anos atrás. Foram umas férias maravilhosas: piscina, praia, passeios, houve tempo para tudo inclusive “namoriscar”. No regresso a casa, de autocarro, com temperaturas escaldantes a Manela começou a entrar em orbita, então, saca de um lenço e ataca o cabelo ficando com um ar caricato, tipo dona de casa desesperada, depois começa num rodopio: ora senta, ora levanta, ora vai para a janela, ora pergunta ao motorista pelo ar condicionado, enfim ela não parava! Ela bufava, arfava, e eu e a Nó caladinhas já sabíamos que não valia a pena dar palpites, mais valia estarmos quietas no nosso canto. Ao fim de várias horas de viagem com a Manela imparável, chegamos a Lisboa e mal chegou à porta a Manela atirou as suas malas para dentro de casa, bateu a porta com violência, correu de seguida para a lista telefónica, ligou para a igreja de Benfica para saber as horas da missa e, de repente virou-se para as duas inocentes: - “Meninas vão à missa vão, vão, vão e deixem-me em paz e sossego!...” As duas inocentes, uma com quinze e outra com dezasseis anos, lá foram. Nós não sabíamos onde era a igreja e era a primeira vez que saíamos sozinhas em Lisboa, foi demais, lá fomos à missa tranquilamente, e quando chegamos a casa a Manela já estava óptima! Nada se tinha passado.
É este lado explosivo/dramático tolerante/compreensivo que nos aproxima, sem dúvida!!!
Mais uma vez Muitos Parabéns!

Alexandre disse...

Parabèns à Manela que é uma prima encantadora que diz bem de toda a gente.....da Família!!!!
Muito Obrigado por falares tão bem de mim. És muito simpática.
Os gatos de Maio estão muito giros.
Ainda não dei o concerto em Gondomar e, por isso, ainda não te convidei. Mas está prometido para este Verão!!!!

Paulo disse...

Não tenho grandes histórias a contar sobre a Manela. A minha memória não guarda muitos episódios, pois eu vivo mais de sentimentos. E tenho pela Manela uma grande amizade, daquelas que costumam unir as pessoas que se sentem diferentes entre si, seja lá o que fôr que isto quer dizer.... De facto, não considero que sejamos parecidos, raramente concordo com as suas ideias políticas, não partilho do seu feminismo (graças a Deus!), gosto pouco de gatos....mas sou do FCP!!!
No entanto, sempre admirei a Manela pela sua inteligência, competência, frontalidade, simpatia, capacidade de comunicação, empenho e...porque viaja muito! Espero que ela também aprecie a minha sinceridade...
Também gosto da Manela porque ela gosta de nós. De todos nós que somos a sua Família. É atenciosa para todos,sempre presente nos momentos importantes,interessada e integrada em todos os ambientes e estilos. A todos aceita, com as suas diferenças e a prova disso é este blog!
A minha mãe sempre a estimou e admirou e considerava um previlégio falar com ela. Tratava-a com uma familiar deferência, achando-a acima da média e, sobretudo, uma pessoa sensata e com princípios e convicções fortes, características que muito apreciava nas pessoas. A minha mãe também não era uma pessoa de meias tintas...
O meu pai tinha na Manela uma confidente, não sobre assuntos privados que, quanto a isso, o meu pai era muito reservado. Mas era com a Manela que ele gostava de conversar sobre os inúmeros assuntos que interessavam a ambos. Como a Manela, também o meu pai sabia conversar sobre quase tudo...e gostava de conversar. E sei que o meu pai prezava as opiniões da Manela e encarava-as como ideias de alguém inteligente e experiente em àreas que ele não dominava.
Como já disse, não me ocorre nenhum episódio que possa contar que envolva a Manela. Lembro-me de, há muitos anos, ter estado uns dias na casa dela, em Lisboa, e de ela (a conduzir) nos ter levado ao Cabo Espichel, no Peugeot. Lembro-me de ela ter entrado (por cima) na Política, como Secretária de Estado do Trabalho, vendo reconhecido pelo Prof. Mota Pinto o seu valor. Lembro-me dos sábados no período em que, com alguma frequência, a Manela ia almoçar a nossa casa, e como a aguardavamos ansiosos por saber algumas histórias da Política e dos políticos que ela contava de uma forma tão interessante.Lembro-me de ela ter estado em Londres com os meus pais. Lembro-me dos dias de Natal, de Ano Novo e de Páscoa e de como, fossem quais fossem as circiunstâncias e os seus afazeres, sempre arranjou tempo para nos visitar. E como a aguardávamos... Lembro-me do dia do meu casamento que ela filmou na integra. Lembro-me de muitos bons momentos que passamos juntos e que espero ainda se repitam muitas vezes! PARABÉNS MANELA!

Lisa disse...

Muitos Parabéns Manela:
Subscrevo todas as palavras do meu irmão.
Não tenho o dom da palavra como o dele nem o como o teu, Manela.
O meu "negócio" é mais filmes...!
Pode ser que um dia faça um mais ao "lado" dos Aguiares.

Beijinhos e saudações "nabais" ( da Tv Nabo).

Rosa Maria Gayoso disse...

É extremamente difícil para mim falar sobre a Manela. Ela é a GRANDE AMIGA no meio das minhas amigas é a Irmã que eu não tive com quem posso falar à vontade sempre presente e disponível quando eu preciso. Desde crianças que nos entendemos sempre bem e com a idade a amizade e a cumplicidade aumentaram. Hoje respeitáveis sexagenárias a nossa amizade é uma rocha E posso afirmar que junto da Manela e Família Aguiar encontro a família que não tenho Espero continuarmos assim amigas até estarmos tão gágás que perguntemos uma a outra - Como te chamas o coisinha? - Um abraço grande grande.

Maria Teresa Aguiar disse...

Querida Manela,
Muitos parabéns, que tenhas muitos e bons anos para viver connosco.
Como já disse a Lé, nós, talvez mais eu pelo facto de ter vivido uns anos em Lisboa contigo, temos muitas histórias para contar. Espalhadas pelos sete, temos quase cinquenta anos de peripécias para contar.
Como sabes, ultimamente tenho estado "assoberbada da trabalho", mas, assim que me sinta mais livre e inspirada, vou deixar alguns testemunhos da minha convivência com contigo. Talvez comece, tomando a deixa da Lé, da viagem que fizemos a Torremolinos, onde ela conta o regresso, mas o início também, à distância, é engraçadíssimo. Para além deste episódio, temos o dos tempos que vínhamos passar uns dias à rua 16, os fins-de-semana em Espinho, as nossas idas ao cinema, ao Porto, a minha passagem pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e finalmente a companheira de viagens que fui...
Manela, “me aguarda”…

Muitos beijinhos da prima que muito gosta de ti,
Teresinha / Nónó

kika disse...

Olá Manela,
Sei que estou um bocado atrasada, mas também te quero dar os Parabéns.
Como o meu pai disse que não estavas cá, acho que ainda vou a tempo (o meu pai é que está a põr as vírgulas e os acentos). Beijos da Francisca!

Guilherme Gayoso disse...

Manela
Muitos parabéns, votos de muita saude, felicidade......e muitas viagens!!!!!

Beijinhos

Maria Manuela Aguiar disse...

Que grande surpresa tive, ao abrir o blogue, depois da vinda do dia de Portugal, passado entre os portugueses de Newark!
Não estava mesmo nada a contar com palavras tão simpáticas, fruto da amizade, que eu retribuo.
Em inglês, que se fala - mais ou menos... - no país aonde fui, afrontando a epidemia de gripe mexicana, eu diria:
"Moving"!

Rosa Maria Gayoso disse...

Manela quando relatas a nossa aterrarem na Madeira esqueceste um facto importantíssimo. No meio daquela horrível aterragem o compartimento da bagagem de mão abriu-se e a "minha necessaire" veio cair em cheio em cima da minha cabeça provocando-me um galo que me doeu durante toda a estadia na Madeira.

Rosa Maria Gayoso disse...

Lembras-te quando fomos para Espanha passar o 25 de Abril e ficamos a primeira noite num hotel que fazia medo ao susto? Que noite horrorosa mas no dia seguinte não sei como arranjaste um bem melhor.

Maria Manuela Aguiar disse...

Depois dessa dramática aterragem no Funchal, o único grande susto foi a invasão do apartamento que partilhávamos por um morcego!
Eu nunca tinha visto o pavoroso bicho ao natural, e, ainda por cima, em voos rasantes sobre as nossas cabeças. Suponho que saí aos gritos, como se fosse perseguida por um tigre...
Na Galiza, lembro-me bem do horroroso hotel, de que nos livrámos, prontamente. Pior do que esse, só um hotel em Atenas, numa excursão da Agência Abreu, em que eu tomava duche de sandálias calçadas. Também exigi, e consegui, uma imediata transferência...

Isabel Aguiar disse...

PARABÉNS QUERIDA!
Ó Meus Deus….vai ser complicado dizer tudo o que quero dizer ....é tanta coisa…por isso nem sei por onde começar….desde logo tenho de aqui reconhecer a admiração que tenho por Ti Manela….e tu sabes que todos temos!
Contigo passei momentos que marcaram a minha vida e por isso jamais os esquecerei!
As nossas viagens….que maravilha…mas isso vou deixar para mais tarde pois como devem imaginar tenho episódios hilariantes para contar.
Há uns tempos li um artigo sobre inteligência, e, ao lê-lo…só me vinha à ideia a Manela, pois aquele texto parecia ter sido escrito para ela!!!
Resumidamente era qualquer coisa assim: “os inteligentes, sabem observar e reconhecer os próprios sentimentos, sabem criar relação entre pensamentos e reacções, sabem examinar os seus actos e conhecer as consequências deles, sabem se uma decisão que querem tomar está a ser gerida pelo pensamento ou sentimento; os inteligentes, sabem como encontrar meios de lidar com os medos, as ansiedades, a ira e a própria tristeza; sabem compreender os sentimentos e preocupações dos outros e adoptar a perspectiva deles; são excelentes ouvintes e perguntadores; sabem valorizar a franqueza e construir confiança num relacionamento; sabem quando é seguro falar de si próprio; sentem orgulho pelo facto de se sentirem fortes mas também sabem reconhecer as suas fraquezas…os inteligentes riem-se de si próprios, são muito responsáveis e não deixam projectos por completar….no final do tal texto que li, lembro-me que ainda se referia que outra grande característica era a assertividade, o dinamismo, o saber quando e como conduzir e ser conduzido e o facto de serem excelentes na resolução de conflitos….o lema deles é sempre: vencer, vencer e vencer!
Não tenho pois dúvidas que este texto foi escrito para Ti…Tu és tudo isto e muito mais, um abraço forte da prima Isabelinha.

Joana disse...

Manela eu sei que estou muito muito atrasada!! Mas sabes que os exames de desrregulam o cérebro ;) hihihi!!
Um beijinho muito grande para ti**Com saudades das nossas tardes na tia Giginha!!**