terça-feira, 9 de junho de 2009

W96 - PAULO TAVARES

O Paulo é o meu "gémeo" mais novo! Ambos nascidos a 9 de Junho, mas com muitos anos de intervalo...

Conhecemo-nos em circuntânciais dramáticas, quando a gatinha Seta, ainda pequena, estava a morrer com uma "pneumonia dos gatos de telhado". Foi o Fernando, marido da Andreia, que nos deu o número do Paulo, e o recomendou pela sua competência e dedicação como veterinário. Telefonei e ele veio imediatamente. não deu grandes esperanças, mas começou logo o tratamento, com injecções, medicação e, até, soro.
Depois, passava todos os dias, a vê-la, e a tratá-la. Foi uma dura batalha ganha!
Novo salvamento com o filho da Seta, o gato Willy-Willy, também atingido pela mesma ameaça de pneumonia. E, tal como tinha acontecido com a Seta, foi preciso operá-lo a um olho, que corria o risco de cegar. Tanto mãe como filho têm olhos lindíssimos. Graças ao Paulo!
O meu maior receio, de início, era o de que a minha Mãe protestasse contra os tratamentos, com receios de contágio, e não quisesse autorizá-los dentro de sua casa.
Mas não. Felizmente, gostou do Paulo, de imediato! "Adoptou-o" completamente!
Ao fim de pouco tempo, o Paulo já era da casa, da família. Um autêntico "neto"!
Está no círculo Aguiar, porque é um de nós!
O mesmo se diga do Pai do Paulo, um extraordinário pintor, José Tavares.
Deixou-nos, nos últimos anos da sua vida, retratos admiráveis dos meus Pais, da Lecas e um meu. E do Tónio, da Xaninha, da Lé e Joana. E, também, quadros da "Vila Maria".
Uma grande exposição póstuma das suas obras, na galeria da "Junta", na Rua 23, coincidiu com o nascimento do Dragão, filho da pequena gata Tita. O Paulo veio, directamente, da festa da Galeria aqui para casa, tratar a gatinha, que por ser tão diminuta, inspirava cuidados. Tudo correu lindamente.
José Tavares passou connosco o último dia, um dia de Natal em Gondomar.
As visitas do Paulo são sempre um motivo de alegria.
Hoje mesmo esteve cá com a São!
Festejamos juntos o aniversário. Que assim aconteça por muitos anos!

2 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Para além da sua extraordinária vocação para diagnosticar e tratar quaisquer doenças de gatos e cães, o Paulo tem talento e habilidade para tudo - é das pessoas mais polivalentes que conheço. Lida bem com maquinaria, sabe tudo, conhece pessoas e canais para resolver problemas. E, como é rápido, decidido, eficiente e extremamente prestável e generoso está sempre a valer-nos nas mais diversas situações do quotidiano.
Se o tivesse conhecido uns anos antes, tinha-o convidado para trabalhar como assessor do Gabinete, onde as qualidades inatas que ele possui teriam sido preciosas!

António Aguiar disse...

Tenho muitas saudades do animado paulo! Já não o vejo há algum tempo...