terça-feira, 11 de agosto de 2009

A NÓNÓ regressou de férias!

Fabulosas férias, no norte de Itália: Veneza, Ravena, Rimini, San Marino, Bolonha, Verona, Pádua...
A costa do Adriático, com as suas praias de água à temperatura ideal... Igrejas, museus, palácios...
Ela vai contar.

Manela


Olá a todos,
Adorei. Já tinha estado em Milão e tinha gostado, mas agora, fiquei maravilhada. Penso que, de facto, a Itália é um país cheio de cultura e beleza. Quando puder quero voltar, embrenhar-me de novo na cultura (só em Veneza existem 120 Igrejas) e se possível levar os meus filhos às lindissimas praias do Lido de Veneza.
As fotos... Coming soon
Beijinhos,

5 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Estamos à espera das fotografias!
Eu concordo com a opinão da Nónó sobre a Itália, como país incomparável para turismo cultural!
Qualquer pequena cidade nos surpreende e deslumbra com um património que lá é quase "banal" e em qualquer outra parte do mundo seria destacado e reverenciado como especialíssimo...
Porque as expectativas eram muito diferentes, a mim, encantou-me mais uma cidade como Parma do que a celebérrima Veneza.
Mas Veneza merece, com certeza, uma visita mais atenta do que foi essa minha, breve e superficial, entre duas reuniões do Conselho da Europa...

Anónimo disse...

Docas disse:
Também sou uma entusiasta da Itália.
Estive, primeiro, no norte, atravessando os Alpes, que são espectaculares, embora não tanto do ponto de vista do tal turismo cultural. A excursão era organizada pela OIT, onde a Manela seguia um curso de 3 meses, e eu também fui convidada. Passamos uns dias em Turim e Milão - com a sua famosa catedral e uns frescos espantosos do Da Vinci, descobertos numa parede de um monumento mais modesto...
Muitos anos depois, voltei com o Fernando. Florença é a cidade mais extraordinária que conheço, mas também Sienna é um exemplo de arquitectura genial...
De Veneza não guardo recordações assim tão boas. Naquele tempo, o cheiro da cidade intoxicava...

Maria Manuela Aguiar disse...

Eu não tenho esse problema, tendo perdido o olfacto quase completamente, em criança, depois de uma operação.
Mas "era Fevereiro e chovia", tudo me pareceu triste, em Veneza...
É talvez sacrilégio dizer isto, mas achei Veneza uma cidade "teatral", vi-a como um cenário, mais do que uma cidade viva e real.
Já Roma, a Roma antiga,imperial, e a Roma dos últimos séculos, mesmo um pouco decadente, é o meu género de cidade.
Estive lá muitas vezes, a primeira das quais com a Tia Lola!

Maria Manuela Aguiar disse...

Por vezes, o contexto em que vemos as coisas, altera, de forma irremediavel, o juizo que fazemos delas.

Dou um exemplo: a aversão que a Docas e eu ganhámos à celebérrima catedral gótica de Colónia.
Porquê?
Porque chegamos à cidade de combóio, a meio da noite. Chovia tanto, que a visibilidada era reduzida, e, à saída da porta principal da estação, com as nossas malas e um mapa na mão, demos de caras com o que nos pareceu um enorme barco negro, medonho, encalhado na praça!
Um Titanic, a bloquear a s vistas e os caminhos...
É claro que não é culpa de quem construiu a obra de arte arquitectónica, mas de quem lhe anexou, sem respeitar distâncias, uma estação de caminho de ferro...

Lé disse...

Mana!
Da Itália só conheço Roma e o Vale de L’Aosta, e digo adorei, para mim que sou uma crente ficou consolidada a minha fé, perante tanta evidência da presença do Cristianismo. Gostava muito de conhecer Veneza e Florença, só estou à espera de uma companhia, tal como tu!!!