domingo, 7 de setembro de 2008

15 W - INÊS BARBOSA DOS SANTOS AGUIAR PEREIRA

INÊS - FAZER 18 ANOS NO CORAÇÃO DE ÁFRICA, EM MISSÃO HUMANITÁRIA!



Inês Barbosa dos Santos Aguiar Pereira. Nasceu a 19 de Agosto de 1990.Em Julho e Agosto, trabalhou em Moçambique. Veio a tempo de de tirar notas excepcionais nos exames, que lhe deram o acesso ao curso de Medicina. Coimbra ou Porto?

Começou em Coimbra, e estava a gostar, mas acabou por vir mesmo para o Porto, mais perto de casa.

Mereceu, inteiramente, a grande festa de aniversário, que, algumas semanas depois de 19 de Agosto, nos reuniu no Clube de Vela Atlântico. Uma noite inesquecível para todos.
Primeiro, as imagens destes dois eventos, aqui relatados, depois uma pequena retrospectiva fotográfica dos seus 18 anos. Seguir-se-ão os comentários, contando a sua história .

É alguém a quem não falta nem grande inteligência nem forte personalidade.
Vai longe!





















































































12 comentários:

Anónimo disse...

Minha Querida Inês!
Como já tive oprotunidade de te dizer, fiquei muito orgulhosa com a tua ida a Moçambique em missão humanitária...nos dias de hoje, é de louvar gesto tão nobre como o teu...és uma menina encantadora!
Muitos parabéns
Tia Bia

Anónimo disse...

Minha querida Inezoca!
Uma menina doce, aventureira, corajosa e rebelde...uma menina de olhar meigo, de forte vontade de mudar o mundo...uma menina mulher que deixou escapar do seu olhar uma experiência única e contou a todos nós...
"...são as crianças que sem saber falar, sem saber ler... e sem nada ter, que nos ensinam as razões para viver, elas sabem o essencial da vida: rir, cantar, dançar, brincar e amar... tão pouco para se ser feliz!"
És linda!Beijo grande da Tia Lé

Maria Teresa Aguiar disse...

Querida Inês,
Projectamos um pouco em ti aquilo que não fizemos...!
Sei que nunca irás esquecer este contacto com outros povos, culturas, vivências que irão enriquecer a tua vida, quer como pessoa quer como profissional. Parabéns.

Beijinhos da Tia Nó

Anónimo disse...

Para a minha sobrinha Inês, de personalidade forte e marcante, por vezes "sindicalista" mas sempre lutadora. Estas fotos dizem tudo... palavras para quê? Continua assim minha querida...
bjs
kika

Anónimo disse...

Manela disse: Quem me dera ter a tua idade e poder fazer umas estadas em África, a ajudar quem tanto precisa. Tenho a certeza de que vais continuar. A tua bisavó Lina, que também foi "voluntária", em boas causas, durante a guerra, gostaria de te ver "em missão". Aplaudiria como nós!Tem sucessora!O mesmo se diga da trisavó Maria...

Anónimo disse...

LINDA a minha Prima Inês...
ASSINADO:MARIA AGUIAR

Anónimo disse...

PARABÉNS INÊS!

Mais uma médica para a família! Tenho muito orgulho em ti e tal como hoje te cantei, canto de novo:
"Coimbra tem mais encanto com a Inezinha lá..."
Parabéns, mais uma vez, e a tia Lé sabe como é dificil entrar em medicina neste nosso Portugal.
Bjinhos

Anónimo disse...

Manela disse: A Inês em Coimbra, que boa notícia! É a minha "alma mater", embora noutra Faculdade. Em medicina´lá andaram o Mário (tio avô da Inês),durante um ou dois anos, e o tio Manuel ( um tio trisavô, que se tornou um"fanático" da Académica - coisa que não queremos ver repetida nesta geração...). E um outro Mário, filho do meu tio bisavô Alberto (tetra, para a Inês!). A primeira mulher licenciada, na nossa família gondomarense, a Tininha, prima direita da minha mãe(teria agora oitenta e tal anos)formou-se também em Coimbra.Em Farmácia.O pai dela (o tio Zé, tio tetravô da Inês) era também "coimbrão", mas de Direito, como eu. Coimbra é lendária e é fantástica -em lado algum do mundo encontramos igual ! Todos nos tornamos, de imediato, parte de uma história de mais de 700 anos. Lá aprendemos o que isso significa. Os outros não sabem o que perdem... Parabéns à Inês, uma sucessora destes e outros parentes e antepassados

Anónimo disse...

Parabéns Inezoca!
Tens dado muitas alegrias à família!
Depois da missão a África...veio a concretização de um sonho teu e nosso: Medicina!
Sei que gostarias de ficar no Porto mas se é que posso dar um conselho,digo-te, VAI!
A experiência de estudar fora deve ser fantástica...
Conto-te aqui o episódio da minha vida quando estava para entrar na Faculdade: eu queria ir para Coimbra...mas a avó (que é danada) massacrava-me todos os dias...não te adinta concorreres para Coimbra, ficas no Porto, já disse!
E eu, obediente...pensei..lá terá que ser! Claro que gostei muito de me formar na Católica mas o meu sonho na altura era ir para Coimbra....vês, outro sonho meu (além de África) que vais ser tu a realizar!
Já agora, e em jeito de dasabafo, também te posso contar a história com a avó...depois de terminar o curso..depois de me formar...queria ir para a Marinha..e lá fui eu tratar de concorrer! Cheguei a casa, muito animada (já a sonhar com o mar...os barcos..os marinheiros ahahah) e conto avó....resposta: Como! nem pensar...anda uma mãe a formar a filha em Direito para no final querer ir para a tropa...tenha juízo menina...e pronto o filme acabou ali!!!!
Para concluir...vai em frente e nunca desistas do que queres e dos teus sonhos.
Um beijo de parabéns
Tia Bia

Anónimo disse...

Pois Inês, apesar de não ter grande convivência ctgo, sempre te achei uma miúda incrível. Não sabia da tua entrada na Faculdade mais mítica de Portugal e, conhecida e reconhecida além-mar! Como a tua tia Isabelinha disse e bem, a meu ver, VAI! Aproveita, continua a dar alegrias aos teus Pais e Irmãos, mas, essencialmente, a ti. Que não olhes para trás dentro de uns anos e te sintas como num buraco imenso de não teres feitoo que querias e poderias...Sei que tens o apoio incondicional, pelo menos assim me parece, dos que mais te querem. O meu, tanto dá, claro! De qq forma, fico orgulhosa de ti e, vou-me realizando aos poucos, com os sonhos e objectivos alcançados dos mais novos da minha família.
Parabéns pelo teu aniversário, parabéns pela tua natureza humanitária e, parabéns pela tua entrada no mundo Académico, numa das mais nobres profissões do mundo.
Um beijinho, da Ana e da Laura.

Anónimo disse...

Obrigada a todos por todo o carinho e apoio expresso nos comentarios. Eu é que sou uma miuda com muita sorte pela familia fantastica que tenho e assim sendo tenho imenso orgulho nela. Quanto a Moçambique tenho a certeza que qualquer uma de voces faria o mesmo que eu se as circunstancias o permitissem...Nao é assim tao dificil como parece e penso que ganhamos tanto tanto tanto que não há palavras para descrever. Sou por vezes escassa nas palavras quando falo de Moçambique porque é uma experiencia que não se conta mas sim VIVE-SE. E vive-se intensamente um dia de cada vez esperando que o dia de amanha possa ser melhor não para nós mas para aquelas pessoas que não esperam nada do mundo nem da sociedade e para quem um gesto de carinho, uma palavra amiga, um abraço, um sorriso, significa imenso. Adorei estar lá, e sim sei que não mudei o mundo mas pelo menos tornei um mes da vida daquelas crianças mais facil de sobreviver. Assim, agora passado mais de um mes sei que Moçambique deixou em mim marcas que o tempo não poderá jamais apagar porque são marcas gravadas bem no fundo do coração onde só olhares, sorrisos, cançoes, abraços, beijinhos podem chegar.
Em relação á minha entrada em medicina em coimbra embora no inicio eu tenha ficado desanimada agora estou a gostar imenso e claro estou a cumprir o meu sonho:o de ser médica...E quem corre por gosto nao cansa por isso correrei sempre atras dos meus sonhos impliquem eles o que implicarem porque até agora sempre que alcancei um sonho ele não me desiludiu.

Um beijo enorme para todos e um especial para a Manela que tão simpaticamente colocou neste blog um post para mim.

Maria Manuela Aguiar disse...

Muitos parabéns, Inês!
Agora, já com os exames do 1º ano de Medicina todos feitos - sem dificuldade e com sucesso, é claro - podes festejar, descontríada, a passear de barco no mar de Moledo.
Não é a Africa-2008, mas também tem o seu encanto!
Um feliz dia de anos, é o que te deseja a minha Mãe, e eu, igualmente, com muitos beijinhos.