segunda-feira, 8 de setembro de 2008

19W - MARIA DO SAMEIRO AGUIAR CAETANO PEREIRA (Mi)


Maria do Sameiro Ramos Caetano Pereira
A MÉDICA NOTÁVEL

Nasceu a 8 de Setembro de 1960.

A primeira filha da Maria do Sameiro e do Mário. Lembro-me bem de como estavam felizes - e, todos nós, na família, também. Meses antes, a Xaninha e o Tónio tinham festejado a chegada do Tó (António José, como o pai). Esta era a primeira menina, a Sameirinho (Maria do Sameiro, como a mãe).

Para mim, o Tónio e o Mário eram os meus " irmãos". Os filhos deles, faziam-me sentir "tia". Um entusiasmo!

Uma das incontáveis qualidades do Mário, era não ser daqueles homens que estão à espera de um filho varão, para ser o seu" continuador". Pelo contrário! Menina ou menino era igual, e , se tivesse que escolher, acho que escolheria a composição da prole tal como ela é: três raparigas e um rapaz... Gosto imenso dos quatros, tão diferentes entre si, mas tão bem formados - e não me refiro, em primeira linha, às formaturas profissionais...

Mas, pensando neste aspecto, também, é interessante notar que a " continuadora", ou sucessora do Pai, como grande cirurgião e como pioneiro dos transplantes em Portugal, é precisamente a Mi! Sinal dos tempos e da igualdade de acesso das mulheres a qualquer trabalho, por mais difícil ou complexo que seja. (O Paulo, esse, por acaso até é jurista, como eu - blocos operatórios não são o nosso ambiente...)

Temos muito e justificadíssimo orgulho nesta Aguiar, tão discreta e tão serena ( para variar da regra geral, em que me incluo...)

O meu Pai teve sempre uma especial admiração por ela e, em 1988, dedicou-lhe estes versos, que hoje servem para lhe dar os parabéns:

De pequenina que a vejo
ora brincando, traquina,
ora sonhando um desejo
nos seus olhos de menina

De seguida, ano após ano,
entregue a outros cuidados
- liceu, solfejo, piano
faculdade e ...cozinhados

Mais tarde, soltas ao vento,
leves como o pensamento,
as fitas de Medicina

Hoje a doutora pr'a espanto
tem ainda o mesmo encanto
nos seus olhos de menina

Foi há 20 anos já, que escreveu essa palavras. Ainda não perderam actualidade!

Um abraço da
Manela




















4 comentários:

Maria Teresa Aguiar disse...

Sameirinho,
Muitos parabéns.
Beijinhos,
Nónó

Anónimo disse...

Sameirinho,
Tenho saudades tuas,desejo-te muitas felicidades e muitos parabéns.
Beijinhos da Lélé

Anónimo disse...

Manela disse: A minha mãe e eu gostámos muito de falar com a Sameiro, pelo telefone, no dia 8.Esperamos uma visita dela, em breve. O tempo passa... Vamos acompanhando os seus sucessos, e sabemos que anda sempre ocupada!Mas, como diria o meu pai,è daqueles brilhantes profissionais que mantem a simplicidade e o ar de menina! Sou "fã" dela!

Anónimo disse...

Tia Mariazinha disse: è pela Lena que vou sabendo como e onde estás. Um congrsso em londres, um congresso na América e por aí em diante... Tens de pôr Espinho na rota dos congressos médicos .Aqui te espero- a ti e ao Eurico.Tenho saudades! Beijinhos para ambos.